segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Carimbo para tecido

Anote os materiais necessários :
- Pedacinho de EVA;
- Cola (usei cola de contato);
- Bloquinhos de madeira (os que usei foram "emprestados" dos muitos que meu filho ganha, são baratinhos e fáceis de achar);
- Lápis, estilete, tesoura e palitinho para espalhar a cola;
- Tinta para tecido;
- Bandejinha de isopor;
- Pincel (de preferência, largo e de cerdas mais duras).


1. A idéia de fazer carimbos de EVA é utilizar as formas mais básicas e fáceis de recortar. O EVA que encontrei é fininho, então não serve bem para desenhos muito grandes (a estampa ficaria muito falhada), mas é perfeito para desenhos pequeninhos como o do botão, que coube direitinho num bloquinho de madeira de mais ou menos 3 x 3cm.
Primeiro, desenhei o botão no EVA, usando um botão de verdade de molde.

2. Marquei os furinhos do botão e desenhei alguns detalhes:


3. Antes de cortar o contorno com a tesoura, "desenhei" os detalhes com o estilete, formando sulcos sem vazar, só marcando mesmo. Para os furinhos é só vazar o EVA com o próprio lápis ou com uma agulha mais grossa.

4. Depois é só recortar o contorno. Já aviso: a idéia não é recortar algo perfeito, mesmo porque é difícil fazer um círculo completamente uniforme no EVA com a tesoura. Lembrem-se: a diversão faz parte do processo!


5. A cola de contato deve ser espalhada nas duas superfícies: bloquinho de madeira e EVA. Espere secar (isso é importante, porque ela só gruda depois de seca) e una as duas. Aqui, a atenção deve ser na hora de unir, porque se a cola estiver bem seca, gruda na hora e não dá pra mover de lugar depois.

6. Et voilá: carimbinhos de EVA prontos! Aproveitei e fiz mais alguns. Para o de coração, usei um EVA mais grosso, de um mínimo pedacinho que tinha em casa (nesse caso, o corte deve ser feito com estilete afiado). O de maçã foi feito com EVA fino como os de botão e tesoura mesmo (como tem mais detalhes, o bom é usar uma tesoura pequena e de bico mais fino).


7. O tamanho dos carimbos foi perfeito para o projeto que eu tinha em mente: uma fita de algodão para enfeitar embalagens de presente. Para carimbar, usei tinta de tecido, uma bandejinha de isopor (sempre guardo todas as que vêm em embalagem de legumes!) e um pincel largo e de cerdas duras.

8. Para carimbar é só esparramar a tinta numa camada fina e o mais uniforme o possível na "carimbeira" de isopor, pressionar o carimbo na tinta e carimbar!

Detalhe: se a camada ficar grossa demais, o carimbo ficará encharcado; de menos, ficará muito falhado. Mas aqui não há dica possível... é daqueles casos em que só a prática mesmo é que resolve!


9. Depois de tudo carimbado na fita, o resultado foi esse.

10. E a diferença entre o carimbo feito com a quantidade ideal de tinta e o carimbo com muita tinta, que fica bem encharcado e faz o desenho perder os detalhes !

Nenhum comentário:

Postar um comentário