segunda-feira, 12 de outubro de 2009

BOLSINHA DE LÁPIS

Antes mesmo de usar uma máquina de costura eu já achava que colocar um zíper seria algo muito complexo. Mesmo depois de fazer o curso de costura no Senac onde tinha que costurar diversas coisas, evitava costurar uma peça com zíper ! Sempre inventava substitutos para driblá-lo como o velcro, botões, colchetes, tirinhas de tecido, fechos de ímã... Até que um dia resolvi dar um basta e aprender. Descobri que é bastante simples, mas tem seus segredinhos - como em quase tudo no mundo da costura.
Então vamos lá, como meu primeiro post aqui no Superziper, nada mais apropriado do que mostrar a vocês como pregá-lo!
De quebra a peça com zíper que vou mostrar será aplicado a um estojo/nécessaire. Dá para carregar nossas coisinhas ou até pode virar um ótimo presente pro dia dos namorados, hein!? ;-)

Materiais:
- Um zíper de 18cm (mas pode ser do tamanho que você quiser, tanto faz)
- Dois retângulos de tecido, de 22cm X 10cm (para fazer do seu tamanho, o lado maior medirá o mesmo tamanho do zíper + 4cm. O lado menor do retângulo será a altura da sua bolsinha + 2cm)
- Mais dois retângulos do tamanho dos primeiros, para o forro
- Linha, tesoura, alfinetes, agulha de tricô ou objeto pontiagudo não-cortante
- Um lápis sem estar apontado ou com ponta de borracha
- Pé de zíper (facilmente encontrado em armarinhos a preços módicos)

DICA: Para ter um estojo mais estruturado, coloque entretela termocolante no tecido !

1) Passe o zíper. Coloque um dos retângulos do forro com o direito para cima.
2) Posicione o zíper em uma das extremidades maiores.


3) Monte um sanduíche com o forro, zíper e por cima o tecido com o direito para baixo, como na primeira foto. Alfinete. Se não for muito experiente com a máquina, alinhave.
4) Para facilitar a costura, com a unha afiada ou com a ponta do lápis (sem ponta, rsrs), marque bem a linha dos dentes do zíper, por cima do tecido.


5) Abra o zíper. Posicione o pé de zíper bem rente a esta linha e costure com calma, até a metade.

6) Deixe a agulha dentro do tecido e levante o pé calcador até o máximo que sua máquina permitir. Segure o direito do tecido para cima para facilitar a ação. Com o lápis, empurre o cursor (“cabeça”) do zíper para o outro lado e continue a costura até o final.


7) Passe o tecido e o forro, para que as partes inferiores coincidam.
8) Faça o mesmo com o outro lado do zíper, com os retângulos que sobraram. Passe pressionando bem, para assentar a costura. Só tome cuidado com a temperatura do ferro, para não queimar! Pesponte com a mesma “técnica” do lápis sem ponta.

9) Abra o zíper. Pelo-amor-de-deus não se esqueça deste passo, depois você verá o porque! Junte: forro + forro e tecido + tecido.

10) Alfinete e passe uma costura por toda a volta, deixando uma abertura no forro (na foto, é a região entre as setas). Lembre-se que a margem de costura é 1cm! E não costure por cima das peças de metal!


11) Corte o excesso de tecido das extremidades, sem cortar a linha!

12) Revire todo o estojinho para fora, pela abertura que deixamos (agora viu o que aconteceria se você deixasse o zíper fechado?). Para ficar bonito, com a ajuda de uma agulha de tricô, pressione bem as extremidades para desamassar as pontas. Passe. Feche a abertura com pontos invisíveis à mão ou com a máquina mesmo, bem rentes. Pronto o super zíper está pregado!

Só quero lembrar que existem VÁRIAS formas de se aplicar um zíper, num primeiro momento achei mais legal mostrar a mais simples – e fácil de adaptar para outras peças. Muito obrigada meninas, por me convidarem a divulgar um pouquinho do que sei sobre costura e ajudar o pessoal que lê o Superziper neste mundo maravilhoso das linhas e tecidos. Vamos perder o medo, meninas(os)! Costurar é muito fácil, só é preciso ter perserverança e prestar atenção aos pequenos detalhes de cada técnica. Foi muito divertido escrever este passo-a-passo. Vem mais por aí, continuem ligadas :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário