segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Flor de tecido

Voltei rapidinho para mostrar a segunda parte, conforme prometido ontem. Não pensem que foi frescura minha, é que tinha muita foto mesmo, eu precisava organizá-las, hehehe. Vocês devem ter reparado que eu troquei a cor do tecido da flor para a Parte II. Explico. Como agora o lance é dobradura, achei que um tecidinho mais liso facilitaria a visualização. Aliás, o tecido de poá escolhido é vintage e foi presente do Pintinho Coloridinho, obrigada Carola!

Bom, vamos ao tutorial mas antes, um parênteses sobre o líquido para engomar que mostrei na Parte I. A Betty - via comentários - recomendou cozinhar a maizena com água (bastante água, para ficar líquida) e umas gotas de vinagre. O meu método de usar a goma crua funcinou, mas depois de ler a dica, andei pesquisando e acho que cozinhar a maizena faz mais sentido. Então, façam como a Betty e cozinhem - ou então usem goma industrializada.

Enfim, se você leu o post de ontem sabe que a esta altura já deve ter os quadradinhos de tecido 6 X 6 cm cortados e engomandos,certo? Então vamos a parte divertida, o origami em tecido:



1. Cada quadrado corresponde a uma pétala da flor. Coloque um quadrado numa superfície plana, com o lado vesso virado para cima.
2. Dobre na diagonal formando um triângulo.



3. Agora dobre as duas pontas para baixo, de forma que se encontrem no centro.
4. Vire do outro lado de forma que as pontas que você acabou de dobrar fiquem do lado de trás.


5. Dobre uma lateral conforme a foto, até o meio.
6. Dobre a outra da mesma forma. Com os dedos, marque bem onde dobrar.


7. Agora dobre na metade.
8. É assim que a sua pétala deve ficar, olhando de cima.


9. Abra a parte de trás e coloque um pingo de cola para tecido (usei cola de apliques da Mariander, funciona que é uma maravilha).
10. Ajude a colar prendendo com um alfinete, até secar.



11. Corte um pedacinho da ponta da pétala. Mais ou menos 1 cm. Repita com todas as outras pétalas.
12. Esta etapa é bem importante para a uniformidade visual da flor. Passe uma agulha com linha na pontinha de cada pétala. Cheque se todas as pétalas estão do mesmo tamanho, se não estiverem, apare mais com a tesoura.


13. Pegue as duas extremidades da linha e amarre no centro, apertando bem. O segredo aqui é pedir para alguém te ajudar "colocando o dedinho" na hora de dar o nó, senão fica frouxo.

14. Abra as folhas uma a uma, apertando a ponta para dar um formato mais 'gordinho' às pétalas. Ta-dá !!!!! Você fez um kanzashi básico!



15. Bom, agora é por sua conta. Eu fiz um broche, então colei um círculo de feltro com um alfinete já costurado previamente nele.
16. Na parte da frente, para dar um acabamento e esconder aquele miolinho onde as pontas se encontram, colei um botão, usando a mesma cola de apliques da Mariander.

***********
Este kanzashi que mostrei aqui é o modelo básico de cinco pétalas. A graça está em você soltar a sua criatividade e experimente fazer a sua flor do seu jeito. Dá para usar outros tecidos como a seda e até papel! Misture padronagens e cores numa mesma flor e faça com mais pétalas para ver como fica uma flor repolhuda. E tente também fazer folhinhas, neste caso cada pétala individual poder virar folha. Um outro tutorial ótimo em inglês é este aqui, para quem quiser ir mais a fundo.

Achei na web alguns exemplos lindos de arranjos kanzashi mais elaborados, vejam só que bacana:



kp_fancy1Originally uploaded by thea superstarr
Abigdrop Originally uploaded by Malfire

silk scarf kanzashi brooch - Group Shot, originally uploaded by Smitten Kitten / Amy.
Não pára por aí, tem gente usando kanzashi para forrar caixas de tecido.

Ufa!!!Idéias não faltam, né ? Meu veredito final, depois de fazer meia dúzia de flores no final de semana é que a técnica é facil porém um tanto detalhada e cheia de etapas. A primeira flor é a mais complicada mas a partir da segunda você acerta a mão e consegue fazer mais rápido, num esquema de produção. O resultado final vale a pena.

E aí meninas, animadas para fazer flores de tecido ? Espero que sim ! Mandem para nós as suas idéias, sugestões e comentários !

Posted by andrea 67 zigzags Categorias: outras técnicas
07 Outubro 2008
Tutorial: Kanzashi - Parte I


Esta semana o tema do Superziper é FLORES! Sim, porque apesar da chuva que não pára de cair, é primavera, né ? Vamos mostrar alguns tipo de flores artesanais, a começar hoje com o Kanzashi.
Trata-se de enfeites para o cabelo que acompanham as roupas tradicionais japonesas. Eu sempre achei que se tratava somente de flores de tecido mas pesquisando um pouco descobri que qualquer enfeite de cabelo tradicional pode ser chamado pelo nome genérico de kanzashi. Os enfeites de flores são chamados de hana kanzashi ( hana= flor) e mudam de cor e formato conforme as estações do ano (leia mais sbre isso aqui). Hoje em dia os kazashis já conquistaram o mundo e não são mais exclusivos para quem usa quimono. Vira e mexe as flores de tecido dobradas aparecem na versão broche, como delicados enfeites de cabelo na versão tiara ou como presilha. Lindos, né ?

Adoro testar novas técnicas então resolvi unir o útil ao agradável. Decidi fazer alguns broches de kansashi para oferecer aos clientes da minha marca Lacrafi. A técnica é como a do origami, só que ao invés de papel, usa-se tecido.
Tirei muitas fotos para este passo-a-passo então vou dividir o tutorial em duas partes, ok ? A de hoje e a primeira é o preparo do tecido . Vamos lá :)



1. Escolhendo o tecido: Recomendo um tecido misto de algodão, de textura leve e fina. Já tentei usar com o algodão de patchwork - ficou um tanto grosso, mas fique a vontade para tentar e tirar suas próprias conclusões. A seda é o tecido do kansashi tradicional, mas para começar acho melhor escolher algo mais low profile.

Cada quadrado equivale a uma pétala da flor. Você pode fazer flores com 5 a 12 pétalas. Eu vou mostrar aqui a flor que fiz com 5, para simplificar.

Para fazer uma flor de aproximadamente 5,5 cm, um tamanho ideal para um broche, corte quadrados de 6X6 cm.



2. É necessário engomar o tecido. Assim ele vai dobrar mais facilmente e desfiar menos nas bordas. Faça uma mistura de 1 copo de água para 1 colher de sopa rasa de maisena. Agite bem e pulverize os quadrados unformemente com o líquido. Imagino que goma industrializada de passar roupas funcione igual ou até melhor. Deixe o tecido secar um pouco, não totalmente.



3. Quando o tecido estiver quase seco, passe cada quadradinho com ferro bem quente, na temperatura algodão. Você vai sentir na hora quadrado endurecer - o meu até mudou de cor por um segundo! Vai ficar com uma textura mais rígida, semelhante ao papel, é assim mesmo. Reserve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário