segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Desodorante Natural (caseiro)

3 colheres de chá de manteiga de karité
3 colheres chá de bicarbonato do sodio
2 colheres de chá de amido de milho
2 colheres de chá de manteiga de cacau
1 cápsula de vitamina E (você encontra em farmácias)
4 a 5 gotas de óleo essencial (usei de Tea Tree que é antisséptico, antibacteriano e antifúngico, foto abaixo).

1. Coloquei a manteiga de karite, manteiga de cacau e vitamina E num becker (pode ser um copo de vidro bem limpo) e levei ao microondas até derreter bem ( aprox. 2 minutos).

2. Juntei o bicarbonato e o amido peneirado, misturei com um pauzinho descartável e levei ao microondas por mais 30 segundos, ou até dissolver bem. Misturei bem e deixei esfriar um pouco.

3. Pinguei 4 gotas de óleo essencial e despejei num potinho de vidro (usei um potinho vazio de mini geléia).

4. Deixei endurecer ao ar livre, fechei bem e voilá !

Com estas medidas dá pra fazer uma porção mini, para você experimentar e ver se gosta. Para porção média, ao invés de colher de chá use as medidas em colher de sopa.



Não acertei fazer o desodorante de primeira então registrei pra vocês verem a diferença.
Na primeira vez, na pressa acho que não misturei direito e os ingredientes ficaram meio separados quando o creme endureceu. Além disso, como não peneirei o amido antes de acrescentá-lo à mistura, pequenas bolinhas brancas apareceram no creme (foto acima, esquerda). #FAIL

Na segunda tentativa acho que o desodorante ficou perfeito. A aparência ficou uniforme e sem bolinhas de amido (foto acima, direita). #YESSSS



Dá pra ver a consistência do creme ao ser aplicado na pele ? Ele é branco, mas ao derreter fica transparente.

Ainda quero tentar combinar o Tea Tree com o óleo essencial de Lavanda, que tem um perfume ótimo e ainda é bactericida. Me disseram que os dois combinam, usando termos aromaterápicos, eles têm 'sinergia'. É legal pesquisar as propriedades de cada óleo antes de comprar (alguns são contra indicados para grávidas).

Este desodorante caseiro é vegano. Contém basicamente os mesmos ingredientes que o Florere, que é sucesso de vendas entre os desodorantes naturais, exceto o óleo de coco e os óleos essenciais.

Um comentário:

  1. ÓTIMO! FÁCIL DE FAZER,INGREDIENTES BARATOS E FÁCEIS DE ENCONTRAR.
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir